Professores avaliam que prova da Fuvest foi muito bem elaborada

28/11/2011 08:48

A prova da primeira fase da Fuvest seguiu a tradição das provas anteriores, sendo muito bem elaborada e trazendo questões diversificadas de complexidade próxima ao ano anterior. A avaliação foi feita por professores do Sistema COC de Ensino e do Objetivo.

O cuidado com a elaboração das questões foi citado pela maioria dos professores como um fator positivo do exame. Segundo os professores, os alunos bem preparados não terão dificuldade de passar para a próxima fase. As questões de Química, Inglês, e Geografia não trouxeram grandes surpresas em relação às provas anteriores.

As questões de Matemática, apontadas como difíceis por grande parte dos candidatos, mantiveram o nível de dificuldade dos anos anteriores, segundo o professor Gregório Krikorian, do Objetivo. Ele aponta que uma das questões é passível de anulação: a 62 (versão V), que não tem resposta compatível ao que é pedido no enunciado. Krikorian também fala que uma das questões deste ano já caiu em prova anterior da Fuvest, fato que não altera o resultado final. Para o COC, Matemática foi abrangente e bem distribuída em relação aos conteúdos trabalhados no Ensino Médio.

As perguntas de Biologia surpreenderam pela interdisciplinaridade. "As questões foram bem confeccionadas e tiveram criatividade", destaca o professor do Objetivo Constantino Carnelos. Nas questões de Português, o COC também enfatizou esta característica na prova deste ano.

O professor de História do Objetivo, Francisco Alves da Silva, ressalta o desequilíbrio que ocorreu nas questões da disciplina. "De 10 questões, oito foram de história brasileira", aponta. Do neolítico brasileiro até a história recente do País, as questões foram focadas no Brasil. Para o COC, o nível de complexidade referente à História foi inferior ao ano passado.

A parte de Física foi considerada básica - com questões simples, que exigiam poucos cálculos. Para o professor Ricardo Doca, do Objetivo, duas questões são problemáticas e podem ser anuladas, a 81 e a 89 (versão V). A questão 81 fornece aos alunos uma fórmula errada e aqueles alunos que aplicaram a fórmula correta, ensinada nos livros, não encontraram resposta entre as opções. Já a 89, contém duas alternativas certas.

Fonte: Terra


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