Programa irá orientar produtores rurais sobre aplicação de agrotóxicos

28/07/2012 07:28

Fonte:GD

 

Programa de Aplicação Responsável (PAR) terá início na próxima segunda-feira (30) e percorrerá 11 municípios de Mato Grosso orientando produtores rurais e aplicadores de agrotóxicos sobre as noções básicas de boas práticas agrícolas e aplicação dos defensivos. A Aprosoja, por meio do programa Soja Plus, participa deste treinamento para qualificar o produtor rural. O treinamento será ministrado por uma equipe da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

A maioria dos minicursos serão ministrados pela período da manhã e terão duas horas e meia de duração. As palestras levam conceitos da responsabilidade na aplicação, informações sobre Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP), uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e boas práticas de pulverização. O PAR é uma parceria entre a Aprosoja, Unesp, Dow Agrosciences e Fundação MT.

 

Soja Plus - O Programa de Gestão Socioambiental da Propriedade Rural Brasileira (Soja Plus) estabeleceu uma série de critérios de gestão que, se seguidos, poderão garantir ao produtor rural a melhoria contínua da produção de soja segundo requisitos de desempenho economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. Entre as ações do projeto constam capacitação do produtor rural por meio de assistência técnica e educação ambiental e o monitoramento das melhores práticas agrícolas na propriedade.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua, não é certificação, e nem tem custo ao produtor. Tem como meta se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

 

Plantio - O período chuvoso em Mato Grosso deve iniciar em setembro e se esta previsão se confirmar os produtores rurais já devem colocar as máquinas no campo logo no final do vazio sanitário, em 15 de setembro. Segundo o coordenador da comissão de Gestão da Produção da Aprosoja, Naildo Lopes, as chuvas antecipadas favorecem o plantio mais cedo da soja e também a segunda safra de milho. A previsão do Somar, instituto de meteorologia, aponta para um mês de agosto seco, com pancadas isoladas. Em setembro, a chuva deve chegar mais cedo. (Com Assessoria)

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!