Rondonópolis vai ganhar banco de leite humano

24/02/2012 15:07

Fonte: 24 Horas News 

 


O prefeito Zé Carlos do Pátio sancionou na última quinta-feira, dia 16 de fevereiro, a Lei nº 7.112 que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis. O objetivo é incentivar as atividades do Banco de Leite Humano – BLH na cidade. O convênio prevê o repasse de R$85.500,00 para a reforma do espaço que vai contar com sala de recepção, consultório médico, higienização, paramentação (vestimenta adequada), coleta, lavagem, processamento e estocagem e controle de qualidade.
 
O BLH de Rondonópolis é cadastrado e integrado a Rede Nacional de BLH – FioCruz do Ministério da Saúde e é a primeira unidade do interior do Estado de Mato Grosso. Com a instalação do Banco de Leite, crianças recém-nascidas internadas nos 15 leitos da UTI Neonatal e outros cinco disponíveis para a observação vão ser beneficiadas. A intenção é promover a alimentação para os bebês e diminuir a mortalidade infantil.
 
Na opinião de Pátio o Banco de Leite vai ser referência para o interior do estado e com isso contribuir para a alimentação saudável dos bebês internados. “A Prefeitura de Rondonópolis tem o desenvolvimento da saúde pública como prioridade. Já apoiamos a instalação da UTI Neonatal e agora o BLH”, disse.
 
Outro investimento da atual administração foi a inauguração do Pronto Atendimento Infantil com espaço adequado e profissionais qualificados, junto com o PA Adulto atende cerca de 19 mil pacientes todo mês. Além das cirurgias de otorrinolaringologia infantil. Resultado de uma parceria com o Hospital São João Batista, de Poxoréu.
 
Prova deste investimento é a diminuição na taxa de mortalidade infantil. No ano de 2010, de 3.520 nascidos vivos, apenas 48 perderam a vida ainda bebês, o que corresponde a 13,63%. No estado de Mato Grosso de 48.842 nascidos vivos, 730 foram a óbito, um índice de 14,94%. Menor também se comparado ao Brasil. Onde o índice chega a 13,86%.
 
“Planejamento Familiar, reforma das unidades do Programa de Saúde da Família e profissionais capacitados. Investimentos que tem como resultado a vida longa e saudável da população”, completa o prefeito Zé Carlos do Pátio.  

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!