Safra de soja perde produtividade por causa das chuvas

23/01/2012 08:40

 

 

Sindicato Rural de Sinop aponta que doenças nas lavouras


Divulgação 

Produção de soja é prejudicada devido às chuvas


 

Fonte: A GAZETA

 

Chuvas frequentes na região norte do Estado de Mato Grosso dificultam a colheita da safra 2011/2012 de soja. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), apenas 2,7% dos 6,9 milhões de hectares semeados com a oleaginosa foram colhidos em todo Estado. “A chuva prejudica não só por não ter como colocar a máquina no campo, mas porque está propicio para o aumento das doenças na soja”, aponta o vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antonio Galvan.

A baixa radiação solar e a humidade por causa das chuvas aumentam a incidência de doenças como a ferrugem e a mela nas lavouras. Além disso, o controle de pragas também fica mais complicado. “A ferrugem, que está em várias lavouras da região, fica mais agressiva com esse clima e se espalha com muita facilidade. A mela também está atacando e os fungicidas e inseticidas não estão funcionando, porque você passa pela manhã, chove e se perde todo o trabalho”, afirma.

Segundo Galvan, já é possível falar em perdas de até 15% na produtividade da região. “E se continuar dessa maneira podemos perder ainda mais”, explica ao afirmar que “esse número pode aumentar para até 50% de perda e muitos produtores podem ficar endividados”, lamenta.

Para o pesquisador da Fundação Rio Verde Mauro Junior Natalino da Costa a quantidade de chuvas está dentro do esperado para o período na região. “Não é uma situação anormal. Acontece que as chuvas nesse período está regular desde outubro”, explica.

Segundo o pesquisador, o volume está superior porque há quatro anos a região não atinge o esperado que é de dois mil milímetros em todo o período chuvoso (outubro a abril). “A previsão é de que continue as chuvas regulares, mas que não vá prejudicar a colheita da safra”.

Milho e Algodão: as chuvas também prejudicam as lavouras de algodão já semeadas porque essa cultura não suporta um solo muito encharcado e atrasa o plantio do milho segunda safra.

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!