Ságuas reassume Seduc na quinta

01/11/2011 08:52
Fonte: Diário de Cuiabá

O governador Silval Barbosa (PMDB) oficializará na próxima quinta-feira a alteração no comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em solenidade marcada às 17h, no gabinete do governador, o suplente de federal Ságuas Moraes (PT) retornará ao comando da pasta em substituição à atual secretária Rosa Neide Sandes.

A troca de secretários atende a pedido da cúpula do PT, que decidiu afastar Rosa Neide do cargo após a secretária ter sido alvo de duras críticas principalmente por parte de deputados estaduais. Em certa ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD) chegou a dar nota 4 à gestão da petista.

Além de minimizar as críticas ao desempenho da única pasta de indicação do PT, a decisão do partido teve como objetivo contemplar Ságuas Moraes com um cargo no primeiro escalão do governo. O petista já foi secretário de Estado de Educação na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR) e deixou a pasta no ano passado para disputar candidatura a deputado federal. Ele chegou a assumir mandato na Câmara Federal, onde permaneceu durante 6 meses, mas perdeu a vaga para Nilson Leitão (PSDB) após a validação dos votos congelados dos candidatos que tiveram a candidatura indeferida em 2010 por conta da aplicação da lei da “Ficha Limpa”.

Com a posse de Leitão, Ságuas Moraes tentou articular para permanecer no Congresso Nacional através do sistema de rodízio, mas não obteve êxito em sua empreitada. A partir de agora, ele terá o desafio de gerir a pasta com maior orçamento e número de servidores do Estado e que enfrenta algumas dificuldades. Entre elas, o fato de estar sendo alvo de auditoria contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial por parte da Assembleia Legislativa.

Aprovada em março pelos deputados estaduais, a auditoria foi iniciada em junho com o objetivo de apurar denúncias de supostas irregularidades na aplicação do recurso público, principalmente em obras paralisadas.

Atualmente, a investigação se encontra em fase de análise de documentos. A secretária Rosa Neide garantiu que todas as informações solicitadas já foram encaminhadas. A maioria se refere à licitação de obras e a posse dos aprovados no último concurso público realizado pelo governo em 2010. “Enviamos os documentos em partes e os últimos foram encaminhados em outubro”.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!