Saúde do Estado inicia a primeira fase de vacinação contra a meningite Tipo C para crianças menores de 02 anos

28/10/2010 06:48

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia a vacinação contra o meningococo Tipo C para crianças na faixa etária de até dois anos. As doses serão disponibilizadas inicialmente nesta primeira fase para as regiões Sul, Oeste e Médio Norte do Estado, incluindo os municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo o superintendente interino da Vigilância em Saúde do Estado, Wagner Peres o critério utilizado para escolha dessas regiões levou em consideração os dados epidemiológicos de ocorrências da doença.

O Ministério da Saúde disponibilizou para Mato Grosso 30 mil doses para a primeira fase. O Estado já protocolou pedido junto ao Ministério da Saúde para liberação de mais 30 mil doses, o que contemplará a cobertura vacinal da meningococo Tipo C, para a faixa etária das crianças menores de 2 anos em todo Estado. “A vacina passa a fazer parte da rotina contida no calendário básico de vacinação da criança. O Ministério da Saúde decidiu implantar essa vacina baseado na alta prevalência da doença do sorogrupo C no Brasil. Em Mato Grosso ela já esta sendo inserida inicialmente nessas regiões, cujo objetivo é contemplar todos os 141 municípios ainda este ano”, disse o Superintendente.

A recomendação é de que cada município contemplado na primeira fase deverá dar ciência a sua população e que promova a divulgação dos locais de vacinação, ficando as vacinas disponíveis nos postos de Saúde.

De acordo com as normas preconizadas pelo Ministério de Saúde e acatadas pelo Estado, a vacinação para bloqueio vacinal geral de população está indicada nas situações em que haja a caracterização de surto de doença meningocócica, para a qual seja conhecido o sorogrupo. O Ministério da Saúde não identificou e nem reconheceu qualquer surto de meningite no Estado de Mato Grosso

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS 

Cuiabá, Várzea Grande, Região Sul: Rondonópolis, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Jucimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antonio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro. Região Oeste: Cáceres, Araputanga, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Espiridião, Rio Branco, Reserva do Cabaçal, Santo do Céu, São José dos Quatro Marcos. Região do Médio norte: Tangará da Serra, Arenapólis, Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e Sapezal.


Fonte: A NotíciaMT