Saúde e Educação se unem para orientar profissionais sobre maneira correta no preparo de alimentos

10/02/2012 19:00

 


 

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram na última quinta-feira (02.05), uma palestra dirigida aos profissionais responsáveis pela merenda das escolas estadual, municipal e APAE. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual Idalina de Farias, e objetiva uniformizar a manipulação de alimentos na rede municipal e estadual de ensino.

A palestra foi ministrada pela Engenheira Sanitarista Municipal Aliane Piozevan Gomes sobre "Rotina do manipulador de alimentos, Higienização de equipamentos e utensílios, Recebimentos de Alimentos, Armazenamento, Temperatura, Higiene dos Alimentos, Acomodação final do lixo, controle da agua, Equipamentos de proteção individual (EPI) e Saúde do trabalhador”. Na oportunidade o coordenador da Vigilância Ambiental Joilson Francisco, fez esclarecimentos sobre a importância dos cuidados com a dengue, orientando quanto ao comportamento correto dos cidadãos para evitar a proliferação da doença.

De forma didática, as merendeiras foram orientadas sobre como preparar, armazenar e servir os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer produtos saudáveis aos alunos. As medidas evitam a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

O nosso corpo retira dos alimentos que consumimos as vitaminas, sais minerais, gorduras, nutrientes, carboidratos e parte da água necessária para o organismo humano realizar o metabolismo e, com isso, manter-se saudável. Isso porque, neles estão presentes algumas substâncias que protegem as células do nosso corpo contra possíveis agressões, neutralizam moléculas tóxicas, diminuem a formação de placas de gorduras nas artérias e, além disso, aumentam a resistência do corpo humano contra vários tipos de doenças.

Atualmente, além da preocupação em obtermos uma alimentação saudável e eficiente, isso é, que seja bem equilibrada, com boa aparência, rica em substâncias benéficas, também é de fundamental importância considerar que ela seja totalmente livre de agentes (agrotóxicos, bactérias, entre outros) causadores de doenças.

Para que isso aconteça, faz-se necessário que sejam observados critérios adequados, que evitem a contaminação dos alimentos, seja durante o processo produtivo, durante a preparação para o transporte, no recebimento, no armazenamento ou, ainda, na manipulação final, antes de serem consumidos.

Sendo assim, para se fornecer uma alimentação saudável e eficiente, é necessário que as pessoas responsáveis pela sua manipulação tenham conhecimento de alguns aspectos técnicos envolvidos no manuseio e/ou processamento dos mesmos, como por exemplo, cuidados diante das principais fontes contaminantes dos alimentos. (Colaborou Marconi Vieira/Tecnologia e Treinamento).
 


Fonte: ASCOM


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!