Silval inicia peregrinação pelo Araguaia

10/11/2011 12:32

Mais do que inaugurar e vistoriar obras, governador Silval Barbosa tem missão de demover ‘divisionistas’


O governador Silval Barbosa (PMDB), acompanhado de secretários, começa hoje uma visita de três dias pela região do Araguaia

O governador Silval Barbosa (PMDB) dá início hoje a uma peregrinação pela região do Vale do Araguaia, justamente no momento em que estão em alta discussões sobre a divisão dos estados de Mato Grosso e do Pará. A visita à região faz parte da terceira Rota da Integração.

Mais que inaugurar e vistoriar obras, o governador, um dos principais defensores da divisão do Estado no passado, se vê agora diante da missão de convencer representantes de segmentos favoráveis à criação do estado do Araguaia de que a manutenção da unidade territorial trará mais benefícios à região conhecida popularmente como “Vale dos Esquecidos” que a emancipação. O apelido é resultado do abandono da região pelo poder público, que se estende há anos.

No dia 3 de dezembro, o assunto será debatido em Mato Grosso durante o “I Fórum Dividir para Crescer”, que será realizado na cidade de Porto Alegre do Norte, distante 1.125 quilômetros de Cuiabá. No dia 11 de dezembro, os eleitores do Pará vão responder, através de um plebiscito, se aceitam a criação do Estado de Carajás (sul e sudeste do Pará) e se são a favor da criação de Tapajós (oeste)...

A realização de um plebiscito no estado vizinho reacende a polêmica em Mato Grosso. Isso porque, devido à proximidade geográfica, o Pará exerce maior influência sobre os municípios do Araguaia do que o próprio estado a que pertencem e uma provável vitória pela separação do outro lado da fronteira dará força aos defensores da proposta de divisão de Mato Grosso.

Apresentado em 1995 pelo deputado federal Wellington Fagundes – à época do PL e hoje do PR - o projeto foi “ressuscitado” pelo senador de Roraima Mozarildo Cavalcanti (PTB), que também assina autoria do projeto de divisão do Pará.

PERCURSO – Silval Barbosa segue de avião para o município de Vila Rica, às 15h, onde irá inaugurar obras do sistema de abastecimento de água. Na sexta-feira (11), a comitiva se deslocará de carro pela BR-158, até ao ponto zero na divisa com o Pará. No local, o governador irá vistoriar as obras que estão sendo executadas em trechos localizados entre o km 328 e a cidade de Ribeirão Cascalheira.

Em seguida, a comitiva se descola para o município de Confresa para vistoriar a MT-437 e segue para Porto Alegre do Norte, onde será inaugurado uma unidade da Agência Municipal de Trânsito e o aeroporto da cidade. Ainda na sexta, o grupo visitará os municípios de Canabrava do Norte e Alto Boa Vista. No sábado (12), o governador se desloca para as cidades de Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, passando pela localidade da Curva da Macaca e chegando ao destino final, Querência.

A Rota da Integração tem como objetivo verificar in loco a situação das estradas do Estado e garantir a ligação entre os 46 municípios do Estado que ainda não possuem vias pavimentadas.

Fonte:Escrito por RENATA NEVES Especial para o Diário 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!