Silval assina acordo contra trabalho infantil

21/08/2012 08:29

 

Esrito:Por Flávia Borges, repórter do GD

O governador Silval Barbosa (PMDB) assina nesta quinta (23), às 14h, um memorando de entendimento entre o Governo do Estado, OIT e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT) para a realização do Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente em março de 2013.

A diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, vai participar da audiência que visa estimular a cooperação entre os países da América.

Segundo o relatório que será apresentado durante a visita, entre 2008 e 2011, 13.841 trabalhadores foram resgatados de situações de trabalho análogo ao de escravo pelo Grupo Especial Móvel de Fiscalização. A região Centro-Oeste respondia pelo maior número de pessoas libertadas (3.592) nesse período (260% do total nacional).

A existência de política ou ação de combate ao trabalho forçado era significativamente mais frequente entre os municípios das regiões Nordeste (24,7% do total) e Norte (21,6%) comparativamente às demais regiões: Sudeste (9,4%), Sul (10,4%) e Centro-Oeste (16,3%).

O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, que também é coordenador do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT), ressalta que o relatório também analisou o contexto do trabalho infantil, que é um dos eixos da Agenda do Trabalho Decente.

Segundo o estudo, houve redução da exploração da mão de obra infantil, mas a incidência ainda é elevada em algumas unidades federativas. O número de crianças e adolescentes ocupados entre cinco e 17 anos de idade reduziu em 1,05 milhão entre 2004 e 2009, passando de 5,3 milhões para 4,2 milhões."Em termos percentuais, a incidência do trabalho infantil e adolescente nesse grupo etário reduziu de 11,8% para 9,8%", acrescenta.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!