Silval confirma Teté e Curado no staff

18/12/2010 07:52

O governador Silval Barbosa promete anunciar na segunda-feira, dia 20, a composição do secretariado para a próxima gestão

A deputada eleita Teté Bezerra (PMDB) comandará a Secretaria de Estado de Turismo na gestão do seu partido


A deputada federal eleita Teté Bezerra (PMDB) e o delegado federal Diógenes Curado foram confirmados ontem no staff do governador Silval Barbosa (PMDB). Curado, de acordo com o próprio governador, comandará a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). “Diógenes fica”, resumiu ontem Silval, durante entrega de dois helicópteros e seis vans adaptadas que serão instaladas nas bases comunitárias móveis, distribuídas entre Cuiabá e municípios do interior.

Com as novas confirmações, Silval oficializa menos da metade de seu secretariado. Além deles, já foram confirmados a primeira-dama Roseli Barbosa na Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Seast), Osmar Carvalho na Comunicação (Secom) e o deputado federal Pedro Henry (PP) na Saúde (SES). O anúncio oficial dos novos secretários será feito nesta segunda-feira pelo governador. Silval dará posse ao secretariado no dia primeiro de janeiro.

O governador enalteceu a atuação do secretário Diógenes que, durante o ato público, fez um balanço dos dois anos e nove meses frente à pasta da Justiça e Segurança Pública no Estado (Sejusp), desmembrada em dois órgãos. Para a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Silval desconversou quando questionado sobre a confirmação do nome do ex-presidente do Tribunal de Justiça (TJ), o desembargador aposentado Paulo Lessa.

No caso de Teté, esposa do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), Silval afirmou que ainda conversa para acertar detalhes. Apesar disso, o governador, segundo um de assessores, confirmou a parlamentar no comando da secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) - atualmente chefiada por Vanice Marques, indicação do Partido Progressista. A pasta vem sendo disputada, já que será detentora de grandes investimentos em virtude da Copa de 2014.

Na cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos, anteontem, Teté Bezerra afirmou que seu futuro ainda era incerto. Entretanto, admitiu que conjecturas nacionais apontam para um cenário favorável à sua posse no Executivo.

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) confirmou no ministério do Turismo o deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA). Veterano na Comissão Mista de Orçamento, o peemedebista foi colega de Câmara Federal de Tetê Bezerra, ex-deputada federal. “Pedro Novais foi meu companheiro de legislativo e é do meu partido. O alinhamento com o governo federal pode favorecer na captação de recursos”, opinou da esposa do presidente regional do PMDB. A inclusão de Teté no staff abre a vaga de primeiro suplente de deputado para o PR, com Emanuel Pinheiro.

No governo Silval, o PMDB pretende ter maior participação que no governo Blairo Maggi (PR). Com o pedido do PR por sete pastas, a confirmação do nome de outros nomes e a pressão do PT e PP que querem ampliar a participação, a expectativa dos peemedebistas é de que sejam recompensados no segundo escalão.

Fonte:  Diário de Cuiabá