Taques será o relator de processo contra Demóstenes no Senado

27/06/2012 09:12

 


Foto (Agência Senado)

Midianews

O senador Pedro Taques (PDT) vai ser o relator do processo que pode resultar na cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A escolha do senador mato-grossense foi feita pelo presidente da CCJ, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Oliveira disse, nesta terça-feira (25), ao sair de reunião com o presidente do Senado, José Sarney, que a CCJ deverá votar o parecer na quarta-feira da próxima semana (4).

Do senador Humberto Costa (PT-PE), o relatório pela cassação de Demóstenes foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

O prazo atende ao Regimento Interno do Senado Federal, que prevê cinco sessões deliberativas de interstício entre a decisão do Conselho de Ética e a votação na CCJ. 

De acordo com anúncio feito por Sarney hoje, haverá sessão deliberativa (votações) nas próximas duas segundas-feiras (2/7 e 9/7).

Relatório

O Conselho de Ética do Senado aprovou, na segunda-feira, por unanimidade, a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres por quebra de decoro parlamentar.

Por 15 votos a 0, os integrantes do conselho aprovaram relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), que pediu a cassação com os argumentos de que o ex-líder do DEM recebeu "vantagens indevidas" do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e praticou "irregularidades graves" em seu mandato.

Cachoeira foi preso em fevereiro, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, sob a acusação de explorar o jogo ilegal e por corrupção.

Com a aprovação, o processo contra Demóstenes segue para votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Em seguida, vai ao plenário. Para que Demóstenes perca o mandato em definitivo, o pedido de cassação tem que ser aprovado por pelo menos 41 senadores no plenário em votação secreta.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!