TSE registra ausência de 23 milhões de eleitores

09/10/2012 08:41

 

Fonte:Agência Brasil

O número de abstenções no primeiro turno das eleições municipais de 2012 ficou em 23 milhões, informou nesta segunda-feira (8) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E mais de 115 milhões de brasileiros compareceram às urnas neste domingo (7).

O tribunal contabilizava que mais de 138 milhões de pessoas deveriam votar neste domingo. Isso porque, dos 140,6 milhões de eleitores registrados no país, não votam no pleito municipal os moradores de Brasília e de Fernando de Noronha e também os brasileiros residentes no exterior.

Na votação para prefeitos, foram computados 102,8 milhões de votos válidos e 3,8 milhões de votos em branco. Os votos nulos somaram 9,1 milhões entre os destinados a prefeitos. O TSE ainda não divulgou os números relacionados às eleições para vereadores.

As votações correram com tranquilidade, na opinião da presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia. Segundo ela, foram decretadas menos de 2 mil prisões em todo o país, o que representa casos pontuais, e menos da metade do que foi registrado nas eleições municipais de 2008.

Até as 20h de ontem, mais de 90% das urnas em todo o país já haviam sido apuradas e apontaram que a maior parte dos 5,5 mil municípios decidiu suas eleições para prefeito em primeiro turno. Apenas 50 municípios terão segundo turno.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!