Vândalos destroem instalações do projeto “Belo Jardim”

04/10/2012 08:52

 

Vasos de plantas foram roubados e carros, amassados

 

Secom/Cuiabá

Clique para ampliar 

Projeto decora rotatórias de Cuiabá com carros transformados em arte por artistas plásticos

Fonte:Midia News
 

O vandalismo está destruindo o projeto “Belo Jardim” - instalações que estão decorando algumas rotatórias de Cuiabá, com o reaproveitamento de carros sucateados, flores e folhagens típicas de Mato Grosso.

Todas as seis instalações terão a parte de jardinagem toda refeita, isto porque foram roubados vasos de flores, além de alguns carros terem sidos amassados.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Centro de Referência Valorizando Vidas (CRVV).
Na manhã desta quarta-feira (3), a equipe do CRVV, junto com equipes do horto florestal, iniciaram o trabalho de recomposição no carro instalado na rotatória da Avenida Hélio Torquato, próximo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O veículo, que se transformou em uma obra de arte pelas mãos do artista plástico Victor Hugo, foi amassado com o capô afundado. A equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fará a recuperação do capô do veículo - neste caso um fusca.

“As pessoas que trabalham por aqui viram que vários carros pararam por aqui e as pessoas desciam e pegavam as flores e as plantas e lavavam embora. Isto acontece várias vezes. Vamos ter que refazer todo o paisagismo da obra”, conta a técnica do CRVV, Fátima Sueli.

A coordenadora do CRVV, Rosa Luzardo, explica que é função dos realizadores do projeto fazer a manutenção intensiva das instalações, com irrigação, poda das plantas, corte do mato, mas pouco mais de 10 dias depois de ter iniciado, o projeto já tem que ser refeito.

“Pedimos à população que colabore, preserve e cuide do projeto que está enfeitando a cidade, promovendo a arte e o paisagismo da nossa região. É nosso dever fazer a manutenção, mas a população tem que ajudar a cuidar”, pede a coordenadora do CRVV.

A coordenação do projeto também está tomando todas as medidas necessárias para que as instalações não se tornem pontos de proliferação de insetos e outras pragas.

Uma equipe da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses está visitando os pontos e determinando quais providências devem ser tomadas para evitar que insetos permaneçam nos carros.

Uma das sugestões, já acatada pela coordenação do projeto, é retirar o fundo de cada veículo, evitando o acumulo de água neste período de chuva.

O projeto “Belo Jardim” teve início com a chegada da Primavera, 21 de setembro, e será encerrado em dezembro.


Belo Jardim

O projeto Belo Jardim foi idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, com o objetivo de dar mais vida à cidade e alegrar os cuiabanos. Os carros foram transformados em obras de arte pelos artistas plásticos de Cuiabá: Vitor Hugo, Adir Sodré, Regis Gomes e Adriano Ferreira. As instalações estão localizadas em seis rotatórias de Cuiabá.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!