Véu de Noiva interditado

04/08/2011 07:33

Fonte:chapadadosguimarae
O acesso a Cachoeira Véu de Noiva (12Km do centro da Chapada), que fica dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, está temporariamente interditado desde o início do mês, por falta de monitores.
  A interdição atende a um pedido Do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou irregular o pagamento feito pela Prefeitura Municipal aos monitores que trabalham na região. O TCE determinou tambêm que os contratos que vencem no próximo dia 30, não sejam renovados.
 
O Parque Nacional fica dentro do município, mas pertence à esfera federal e quem o administra é o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

 

Em 2008, o acesso ao Parque foi fechado durante meses depois que uma adolescente morreu após desabamento de rocha na Cachoeira Véu de Noiva. Mas em 2009, quando o prefeito Flávio Daltro Filho assumiu a prefeitura, ele se comprometeu a pagar os seis monitores do Instituto. Em 2010 continuou arcando com os monitores, que passaram para quatro.

 

Em janeiro deste ano, ele informou o Instituto que não daria
mais para arcar com as despesas, principalmente porque é inconstitucional, uma vez que o Parque é federal. “A Lei de Responsabilidade Fiscal é clara, se continuar pagando os monitores corro o risco das contas, da prefeitura, serem rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, disse o prefeito.

 

Mesmo assim, a prefeitura continuou pagando os salários dos monitores até junho deste ano. “O Instituto foi informado há muito tempo sobre o fim do contrato, portanto eles tiveram tempo para verificar a questão de verbas federais para os salários dos monitores”, completou.

 

Daltro desabafou que mais esta interdição afeta diretamente o comércio de Chapada. “Sofre o turista que vem de longe para ver as belezas naturais da região e encontra tudo fechado e sofre o nosso comércio, pois reduziu a demanda de visitantes”, finalizou ele.

 

Ainda não há previsão de quando a entrada será reaberta para a população. Também fazem parte do Parque o Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo e o Vale do Rio Claro.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!