Vice-presidente da República visita IFMT Campus Cáceres e destaca foco social de ação do Ministério da Defesa

19/10/2012 07:15

Escrito por assessoria com redação Água Boa News

 

Foto: Sinésio Alcântara

O Vice-presidente da República, Michel Temer destacou na manhã desta quinta-feira (18.10) em Cáceres (MT), o foco social das operações do Ministério da Defesa em região de fronteira. Acompanhado pelo Ministro da Defesa Celso Amorim, pelo governador do Estado Silval Barbosa e uma comitiva composta por 50 membros entre autoridades civis e militares, o vice-presidente visitou a Ação Cívico-Social (Aciso) realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres com oferta de serviços de saúde e cidadania à população. As ações integram a agenda do Ministério da Defesa que realiza na Fonteira Brasil-Bolívia, a Operação Ágata 06. 

 

“Com foco no social a operação têm realizado um trabalho extraordinário para as populações de fronteiras como o que ocorreu hoje na Escola Técnica (IFMT)”, afirma o vice-presidente, destacando a incorporação de todas as forças na ação e o envolvimento de vários setores da sociedade.

 

No IFMT, a Aciso mobilizou mais de 100 profissionais das instituições parceiras para a oferta de uma série de serviços na área médica, odontológica, vacinação, testes de glicemia e HIV e orientação e prevenção à saúde , além de direitos e cidadania, como atualização e realização de Cadastro Único e Cartão do SUS e emissão de carteira de trabalho, entre outras ações, incluindo espaços culturais e atividades voltadas para crianças, jovens e idosos. 

 

Para o reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, a ação está dentro do contexto da vocação da instituição que é estar a serviço e de portas abertas à comunidade. “O propósito de nossa instituição é servir a população com políticas educacionais inclusivas e em consonância com as necessidades das comunidades onde estamos inseridos. O que acontece aqui hoje é um exemplo de uma instituição sem muros, articulada em parcerias a serviço da comunidade”, afirma o reitor. 

 

Segundo Bispo, as atividades no Campus Cáceres são referências e ferramenta de difusão dos trabalhos do IFMT como um todo. 

 

A ação conjunta do Ministério da Defesa foi importante também, segundo o diretor do Campus, Olegário Baldo, para articulação de parcerias e realização de novas ações e serviços à comunidade. 

 

Para o Ministro da Defesa Celso Amorim, além do combate a delitos ambientais e fronteiriços, como o trafico de drogas, a operação Ágata 6 proporciona um maior entrosamento entre as próprias forças armadas e Ação cívico-social para as comunidades. “Isto demonstra o compromisso do governo da presidenta Dilma com políticas asseguradas pela presença do Estado nas fronteiras”, destaca o ministro.

 

Comitiva

Entre os membros da comitiva estavam, o Chefe do Estado Maior do Conjunto das Forças Armadas, General de Exércíto, José Carlos de Nandi; Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente Brigadeiro do Ar, Ricardo Machado; Comandante do Exército, General de Exército Enzo Marins Peri; da Aeronáutica o Tenente Brigadeiro do Ar, Nivaldo Luis Rossato; e Da Marinha, o Almirante de Esquadra Gilberto Max.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!